Série "Casos Clínicos em Radiologia Comentados" #8

 Qual o diagnóstico?

Paciente masculino de 54 anos apresentou uma história de soluços incoercíveis que teriam começado súbitamente dois dias antes. Queixava-se ainda de náuseas e vômitos. Clinicamente, o paciente teve uma perda da sensação de dor e temperatura no lado esquerdo da face, uma perda da sensação de dor e temperatura no lado direito do tronco, um hemiparesia esquerda leve e uma ataxia do lado esquerdo. Nistagmo e diplopia também eram evidentes. 

 

Diagnóstico:

Síndrome de Wallenberg.

Achados da imagem: O hipersinal nessa sequência indica que as moléculas de água estão restritas. Isso acontece por um maior influxo de água na célula por conta da falência da Na+-K+-ATPase secundária a isquemia que aconteceu nesse caso. Esse efeito é também chamado de edema citotóxico. Veja que esse achado corresponde exatamente ao território da artéria cerebelar posterior inferior esquerda (Em inglês PICA). Com isso, o diagnóstico está fechado. Infarto isquêmico agudo cerebelar e da porção dorsolateral do bulbo. Assim como a restrição, a difusão pode ser vista também em casos de hipercelularidade (tumores), abcessos, etc...


A Síndrome de Wallenberg é um infarto isquêmico agudo da porção posterolateral do bulbo

Geralmente por oclusão da porção intracraniana da artéria vertebral, particularmente a artéria vertebral posteroinferior. Os  sintomas são:

  • vestibulocerebelar : vertigem , caindo para o lado da lesão , diplopia e nistagmo multidirecional ( pedúnculo cerebelar inferior e núcleo vestibular )

  • Disfunção autonômica : síndrome de Horner ipsilateral , soluços

  • Sintomas sensoriais : dor aguda inicialmente anormal sobre a face ipsilateral , em seguida, perda de dor e  da sensação de temperatura ao longo do lado contralateral do corpo ( espinhal envolvimento núcleo trigeminal )

  • Fraqueza muscular bulbar ipsilateral : rouquidão, disfonia , disfagia e disartria , diminuição do reflexo de vômito ( núcleo ambíguo )

 

 

Assista a uma videoaula gratuita de Radiologia e Diagnóstico por Imagem! 

Deixe seu comentário


COPYRIGHT 2016 - @e-sanar
@2016 - Todos os direitos reservados - Av. Prof. Magalhães Neto, 1856 - Pituba, Condomínio Edifício TK TOWER, Sala 1403, CEP 41810-012, Salvador-BA - Brasil Tel: 71 3497-7689

Parceiros